sexta-feira, 1 de julho de 2016

Educando um homem do futuro

Oie!

Grávida de um menino, penso todos os dias como será a experiência de educa - lo para ser um grande homem no futuro!
Já tive a oportunidade de conviver com várias crianças de todos os gêneros e o que me surpreende sempre em um menininho é que eles são muito corajosos e criativos em suas brincadeiras, e também, são muito companheiros e amigos.
Agora que eu vou ter o meu Luis Miguel, sai pesquisando sobre o comportamento infantil compreender mais o que o meu homenzinho precisa enquanto criança. Confira as dicas:

Na hora do choro 
No artigo "17 perguntas e respostas sobre o comportamento infantil" para o site  M de Mulher, a  psicologa Vera Laconelli explica que antes do bebê fazer 2 anos os choros constantes não são "pirraça" e sim uma maneira da criança se comunicar com os pais por algo que está o incomodando, já que antes dos 2 anos eles ainda não podem falar direito.

Ataque de fúria
Ainda nesse mesmo artigo, a psicopedagoga Silvia Amaral explica que em um momento de fúria, se a criança agir com descontrole em suas ações, como gritar, se jogar no chão, chutar entre outras coisas, a primeira coisa a se fazer é tentar acalma - la conversando com ela olho a olho, se ela não parar... simplesmente ignora - la até ela se cansar ou sair do local onde acontecia a crise, esperar ela se acalmar e conversar. NÃO ACHE GRAÇA EM PIRRAÇA. Pois o que eles fazem com os pais, podem fazer com qualquer um em qualquer lugar alerta os especialistas.

Reprodução/site Hugo Gloss/Filho Shakira

Repetindo o que os pais fazem
Se nós mamães agirmos com gritos e agressões na frente da criança, automaticamente ela irá repetir nossas ações. As frustrações acontecem com todos e a busca pela aceitação e primordial desde os primeiros anos do nascimento.

Realidade X Ficção
Algumas crianças maiores de 2 anos de idade, segundo Vera Laconelli tendem a ter as realidades invertidas, como fingir em suas brincadeiras que é um policial e que pode atirar. A maioria das vezes é fruto do que ele vê na televisão e convive diariamente. O que os pais podem fazer é tentar controlar o conteúdo apresentado a criança na televisão e os lugares que ela frequenta para não se tornar uma confusão na realidade da mesma.

A busca pela autonomia 
Vera Laconelli também explica a importância de dar autonomia para a criança quando ela atingir uma certa idade (4/5 anos), como deixar ela escolher uma peça de roupa, ou até mesmo tomar banho sozinha as vezes... Isso tudo faz parte do crescimento pessoal de cada individuo e vai aflorando desde pequeno com a reivindicações que cada um tem sobre seu próprio corpo.

Esclarecendo algumas dúvidas, depois de ler esse artigo percebi que todas as crianças independente do gênero tendem a ter um comportamento igual em um determinado tempo da vida, cabe aos pais analisar qual é o caminho para educar os filhos da melhor maneira possível!

Beijo
Marina Isabel
snap: marina_iza



0 comentários:

Postar um comentário