sábado, 18 de junho de 2016

As primeiras consultas e o turbilhão de dúvidas PARTE 1

Oie!

O primeiro trimestre é realmente complicado, a ansiedade é enorme, varias perguntas sem nenhuma resposta e nós, mamães do primeiro filho ficamos um pouco perdidas, mas existe a luz no fim do túnel... E adivinhem? NOSSAS MAMÃES!!!
Sim! Elas com toda certeza tem mais experiência que nós sobre o momento da maternidade e sempre que puder devemos nos informar com elas e é claro com a nossa GO.

- Mas Marina, o que é GO?

Gente eu fiz a mesma pergunta, não entendia a maioria dos termos discutidos entre as grávidas e descobri que GO é uma sigla para ginecologista, isso mesmo.
Desde o começo da gravidez eu sempre me consultei com duas médicas ginecologistas/obstetras, uma era particular e a outra era pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Eu gostaria muito que a médica do particular fizesse meu parto por eu conhece-la a mais tempo e ter mais contato do que pela do SUS, mas ela já tinha se aposentado para a realização de partos a alguns anos e me aconselhou a fazer pelo SUS mesmo...

- Porque não um parto pago ou pelo convênio?

Bom, hoje o custo para ter um parto em um hospital particular no país varia de estado para estado e de pessoa para pessoa também, porque existem dois tipos de parto: O Normal e a Cesária. Nem todos os convênios cobrem partos, e no meu caso o meu convênio só atendia no estado de São Paulo que era onde eu morava, quando eu engravidei, eu já estava morando no Rio de Janeiro e não poderia utilizar meu convênio aqui.
Mas mesmo assim me informei sobre as possibilidades de ter um parto particular, sendo pago sem convênio mesmo e descobri com o artigo "O preço de dar a luz ao redor do mundo" realizado pela jornalista Mariana Della Barba para o site BBC Brasil (2015), que um parto particular pode ultrapassar o preço de um carro no Brasil, e que hoje em média é mais de 20 mil reais!
Mas segundo a classificação brasileira hierarquizada de procedimentos médicos, em uma listagem feita para a AMB (Associação Médica Brasileira) informou que o custo de um parto normal realizado no Brasil seria a partir de 1.339 reais e a Cesária custaria a partir de 1.504 reais.

Mas sabemos que não é assim, Della Barba afirma em seu artigo que:

 "... os valores dizem respeito apenas ao procedimento em si e costumam ficar bem abaixo dos valores praticados no mercado. Em média,um parto no Brasil na rede particular sai por R$ 15 mil - incluindo o obstetra, um auxiliar e/ou um instrumentador, um anestesista e um pediatra neonatal -, segundo Antônio Jorge Salomão, diretor da AMB (Associação Médica Brasileira)".
Para quem tem convênio, ele pode contribuir com os valores do pré - natal tanto no valor total ou parcial das consultas e por fim do parto. Mas eu optei mesmo pelo SUS que até então, está sendo tão bom quanto um particular, a minha maternidade que é do Hospital Alcides Carneiro (IPASE) que está localizado na cidade de Petrópolis (RJ) é muito organizada e proporciona muito conforto para as mamães.


Para quem faz todos os procedimentos pelo SUS, a própria maternidade oferece na primeira consulta uma pasta com a caderneta da gestação feita pelo Ministério da Saúde e está em sua 3ª Edição. Nesta caderneta nós mamãe podemos preencher com algumas informações nossas, e a nossa GO também tem um espaço para marcar algumas informações das consultas, como o nosso peso, pressão, nossas semanas de gestação e até mesmo as nossas queixas.



Os primeiros exames que a minha GO pediu/e fez foram:

- Preventivo
- Exame de Toque
- Exame de Sangue
- Ultrassom Transvaginal
- Cartão de Vacinação (Em dia)

Enfim, todos os exames de rotina para saber se está tudo bem comigo e com o bebê no primeiro trimestre da gestação!
Geralmente os exames realizados em gestantes são marcados e feitos imediatamente no SUS, o único que eu não pude fazer pelo SUS e tive que ir em uma clinica particular foi a Ultrassom, e o gasto foi de 90 reais,

Bom, está é a primeira parte do post sobre as diversas dúvidas que temos antes, durante e depois das consultas, Mas tem muito, mas muuuuuuito mais rs.


Beijo!
Marina Isabel
snap: marina_iza



0 comentários:

Postar um comentário